segunda-feira, 26 de abril de 2010

Domínios Morfoclimáticos do Brasil

Amazônico: O terras baixas:depressões, planícies aluviais e planaltos, cobertos pela extensa floresta latifoliada equatorial Amazônica.É banhado pela bacia amazônica, que se destaca pelo seu imenso potencial hidrelétrico.
Cerrado: O domínio do cerrado corresponde a área do do Brasil Central, a vegetação do cerrado é formada por arbustos de troncos e galhos retorcidos e recoberta com casca grossa.Os solos pobres e ácidos, colocando-se cálcario sobre o solo (método de calagem) muito utilizado no setor agrícola.
Mares de Morros: O domínio acompanha a faixa litorânia do Brasil desde o Nordeste até o Sul do país.Nele, predomina um clima tropical quente e úmido, caracterizada pela floresta latifoliada tropical.Na encosta da Serra do mar é conhecido como Mata Atlântica.
Caatinga: O domínio corresponde a região depressão sertaneja nordestina, com clima quente e semi-árido.É atravessado pelo rio São Francisco que tem como aproveitamento hidrelétrico.No domínio aparece os inselbergs, ou morros residuais, resultantes do processo de pediplanação em clima semiárido.
Araucárias: O domínio ocupa o planalto da Bacia do Rio Paraná, onde o clima subtropical está associado a médias altitudes, de 800 á 1300 metros.Nesse domínio, a devastação á floresta é causada pela intensa ocupação agrária, especialmente a agricultura de café e soja.
Pradarias: O domínio é representado pelo Pampa, ou Campanha Gaúcha, onde o relevo é baixo, com suaves ondulações (coxilhas) e coberto pela vegetação herbácea das pradarias(campos).
Faixa de Transição: São áreas intermediárias entre as regiões naturais, muitas vezes agrupam características de duas ou mais domínios morfoclimáticos.Um exemplo de faixa de transição é a região do Pantanal, que ocupa partes do sudoeste do Mato Grosso e do oeste Mato Grosso do Sul.

http://pe360graus.globo.com/vestibular/educacao-e-carreiras/geografia/2009/09/11/CNT,346,35,595,VESTIBULAR,1318-DOMINIOS-MORFOCLIMATICOS-BRASILEIROS.aspx

Divisão Política-Administrativa do Brasil



Distrito Federal:é a unidade onde tem a sede do Governo Federal com seus poderes: Judiciário, Legislativo e Executivo;

Estados:em número de 26, constituem as unidades de maior hierarquia dentro da organização política-administrativa do Brasil.A localidade que abriga a sede do governo administrativa denomina-se Capital;

Distrito:São unidades administrativas dos municípios.A localidade onde está sediada a autoridade distrital, excluído os distritos das sedes municipais, tem categoria de Vila;

Divisão Regional: O IBGE elabora as divisões regionais do território brasileiro, com a finalidade básica de viabilizar a agregação e a divulgação de dados estatisticos.

http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/pesquisas/geo/divisao.html

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Fusos Horários do Brasil





O território brasileiro está localizado a oeste do Meridiano de Greenwich (longitude 0°)e, em virtude de sua grande extensão longitudial, compreende quatro fusos horários, variando de duas as cinco horas a menos que a hora do Meridiano de Greenwich (GMT).O primeiro fuso (30° 0) tem duas horas a menos que a GMT. O segundo fuso (45° 0) é o horário oficial de Brasília, é três horas atrasado em relação á GMT.O terceiro fuso (60° 0) tem quatro horas a menos que a GMT.O quarto e último está cinco horas a menos em relação ao GMT.
Horário de Verão: A prática adotada por todos os países do mundo para economizar energia elétrica.Consiste em adiantar o relógio local em uma hora a mais.
Em 1998 deu início em 11 de outubro, com duração prevista até 21 de fevereiro de 1999. Atingi 12 estados e o Distrito Federal:Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Paraná, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás,Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins e Bahia.

http://www.algosobre.com.br/geografia/fusos-horarios-do-brasil.html

Pontos Extremos do Brasil


  • . ao norte, na nascente do rio Ailã,no Monte Caburaí, no estado de Roraima (5° 16' de latitude norte) a fronteira com a Guiana;
  • . ao sul do Arroio Chuí no Rio Grande do Sul (33° 45' de latitude sul) com fronteira com Uruguay;
  • . o extremo leste da parte continental do
  • Brasil é a Ponta do Seixas, em João Pessoa, na Paraíba (34° 47' de longitude oeste); porém as ilhas oceânicas de Fernando de Noronha, Atol das Rocas, arquipélago de São Pedro e São Paulo, Trindade e Martim Vaz ficam mais a leste, sendo o extremo leste absoluto do território brasileiro, um ponto sem nome na ilha do sul com arquipélago de Martim Vaz, a cerca de 28° 50' de longitude oeste;
  • .A oeste, na Serra de Contamana ou do divisor, no Acre (73° 59' de longitude oeste) na fronteira com o Peru.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Geografia_do_Brasil#Pontos_Extremos

segunda-feira, 12 de abril de 2010

Posição Geografica

Todo território brasileiro localiza-se no oeste do meridiano de Greenwich.

A linha do Equador passano extremo norte do país fazendo com que 7% de seu território pertença ao Hemisfério Norte e 93% do Hemisfério Sul.Cortado ao Sul pelo Trópico de Capricórnio, apresenta 92% do território na zona Intertropical(entre os Trópicos de C ancêr e de Capricórnio); os outros 8% estão na zona Temperada do Sul(entre o Trópico de Capricórnio e o Círculo polar Antártico).

No sentido leste-oeste do território brasileiro, os extremos são Serra Contamana, a oeste, com longitude de 73°59'32";e Ponta dos Seixas, a leste, com longitude 34°47'30".Os extremos no sentido norte-sul apresentam 4.394 km de distância, onde estão o Monte Caburaí, ao norte do território, com latitude 5°16'20";e Arroio Chuí, ao sul, com latitude 33°45'03".

http://www.alunosonline.com.br/geografia/aposicaogeograficadobrasil/